Coloque a palavra-chave do item
 que você deseja encontrar.

domingo, 23 de novembro de 2014

Como organizar seu tempo e torná-lo produtivo

http://trabalhecommarketingderede.blogspot.com.br/2014/11/como-organizar-seu-tempo-e-torna-lo.html
Muito trabalho e pouco tempo? Então saiba como organizar seu tempo para gerir os seus negócios de forma eficaz

Vivemos hoje em dia em um mundo moderno, em que o tempo está se tornando cada vez mais escasso para realizarmos nossas tarefas cotidianas do dia a dia, seja no trabalho, nos negócios, para família, enfim, é preciso saber administrar o tempo para ser tornar bem sucedido nos negócios, no trabalho e ter maior qualidade de vida e mais tempo para família, amigos e lazer.

Aqui segue algumas dicas para você seguir se realmente for de seu interesse, e se você pretende alcançar o sucesso tanto no lado profissional quanto no lado pessoal, saiba que para isso, é necessário que você tenha força de vontade, e por tanto siga os passos descritos aqui.

 Organize seu tempo

 Quatro passos da Gestão

·        Reflexão
·        Planejamento
·        Priorização
·        Auto-avaliação

1) Reflexão

Eis aqui, os princípios que permeiam o tempo:

O Tempo é escasso
O Tempo é perecível
O Tempo é relativo
O Tempo é valioso

2) Planejamento:

No planejamento fica a pirâmide do sucesso, onde abaixo consta a missão, no meio os valores e no topo, os objetivos a serem seguidos para assim alcançar o sucesso.

3) Priorização:

Na priorização, a dica é manter o foco nas prioridades, para assim concluir mais rápido, os pontos mais importantes de uma determinada tarefa.

Matriz do Tempo

TAREFAS
URGENTE
NÃO URGENTE
IMPORTANTE
Recomendável: Gerenciar
Recomendável: Focar
NÃO IMPORTANTE
Recomendável: Minimizar
Recomendável: Evitar

4) Auto-Avaliação:

O recomendável é nesse caso, identificar seus pontos fortes e as suas oportunidades de melhoria.

Saiba agora, as 44 maneiras de ganhar tempo, produzir melhor e viver melhor.

Para você entender melhor, esse artigo será divido em sete tópicos:

1) Planejamento
2) Organização
3) Interrupções
4) Reuniões
5) Telefonemas
6) Dicas Gerais
7) Equilíbrio

1) Planejamento:

A primeira maneira de elaborar um bom planejamento é fazer um relatório do tempo onde deverá constar tudo o que você fez durante o seu dia de preferência de hora em hora.

A segunda maneira de elaborar um bom planejamento é ouvir a voz da sua intuição. O seu tempo servirá para você equilibrar, avaliar e planejar novos caminhos e ações a serem executados por você.

A terceira maneira de elaborar um bom planejamento é definir metas e prioridades do dia tais como descrito os passos: - escreva o que você deseja em três linhas:

 - escreva como você irá conseguir, ou seja, as tarefas que deverão ser executadas.

- coloque a data e o tempo que levará para ser realizado.

A quarta maneira de elaborar um bom planejamento é aproveitar bem o tempo de espera, onde você deverá ser produtivo nos momentos de espera, sendo que as tarefas podem esperar e o tempo não.

2) Organização:

A quinta maneira de elaborar um bom planejamento é organizar o seu local de trabalho, onde deverá constar uma mesa organizada, espaço para arquivos, com um ambiente limpo, organizado tornando o ambiente agradável e produtivo.

3) Interrupções:

A sexta maneira de elaborar um bom planejamento, é definir quem poderá ter acesso a você.

Para ser interrompido, o assunto deverá ser:

- de sua alçada/responsabilidade

- Ser importante

- Ser tratado com objetividade

- Ser tratado rapidamente

A sétima maneira de elaborar um bom planejamento é ficar em pé e perguntar o assunto. Demonstre ao seu visitante que você não tem muito tempo a perder, e que seu tempo é valioso, e bem gerenciado.

A oitava maneira de elaborar um bom planejamento é ser piedoso com o tempo e gentil com as pessoas. O segredo está no equilíbrio entre ser duro e rígido com o tempo e gentil e educado com as pessoas.

A nona maneira de elaborar um bom planejamento é sentar-se no canto da mesa, e ao receber uma visita surpresa, seja breve e objetivo, fique no domínio da situação e tudo será resolvido com a maior assertividade possível.

A décima maneira de elaborar um bom planejamento é deixar o bate papo para o restaurante. O bate-papo embora fundamental para as pessoas é uma das maiores causas de distração e improdutividade, pois tira a concentração e o foco. Portanto, deixe o bate-papo para o restaurante, hora do café ou a famosa Happy-hour.

4) Reuniões:

A décima primeira maneira de elaborar um bom planejamento é ter consciência do tempo dos outros.  Quando for convocar uma reunião, valorize o tempo dos outros e abra a reunião pontualmente no horário estipulado, e informe imediatamente o tempo e o que se espera do encontro.

A décima segunda maneira de elaborar um bom planejamento é planejar a sua reunião, onde deverão ter objetivo, tópicos e soluções, tempo da reunião, com cronograma de início, meio e fim, quem deverá ser convidado (pessoas que poderão contribuir).

A décima terceira maneira de elaborar um bom planejamento é colocar mais motivações em suas reuniões: 

- Receba as pessoas com entusiasmo e disposição.

- Tenha uma sala limpa e organizada

- Demonstre satisfação em encontrar os participantes.

- Comece e termine a reunião falando sobre algo positivo.

- Seja duro com os comportamentos errados, mas gentil com as pessoas.

- Não critique nenhum participante em público.

- Respeite a opinião dos participantes.

- Fale com motivação e segurança.

- Durante o encontro, leia algum texto, dê alguns exemplos ou conte alguma história de incentivo aos participantes.

- Lance um desafio e agradeça a todos pela participação.

A Décima maneira de elaborar um bom planejamento é evitar interrupções das suas reuniões:

- Reunião interrompida quebra a linha de raciocínio.

- Para evitar interrupções: Avise a secretária o tempo que deve durar a reunião.

-Desviar o ramal da sala de reuniões para sala da secretária.

-Deixar o celular no modo vibracall e pedir a todos o mesmo.

-Interrupção da secretária somente em casos de urgência.

5) Telefonemas:

A décima quinta maneira de elaborar um bom planejamento, é ter filtros para as ligações telefônicas: O telefone é uma das maiores armas de interrupção no ambiente de trabalho.

O mais preocupante de uma interrupção de uma ligação telefônica, não é apenas o tempo que você perdeu, mas também o tempo de reaquecimento para atingir novamente o tempo de concentração.

Estratégias:

- Usar o correio de voz e responder depois as chamadas.

- Verificar o número do telefone para filtrar as ligações.
- Pedir a secretária para filtrar as ligações.

- Transferir o seu ramal para secretária.

- Divulgar seu email como canal de comunicação.

A décima sexta maneira de elaborar um bom planejamento é fazer ligações com o máximo de produtividade.

- O telefone se bem usado, é uma excelente ferramenta de produtividade e caso contrário poderá gerar custos elevados para a empresa.

- O tempo gasto no telefone é uma das grandes preocupações das empresas, tendo em vista o custo das ligações e hora/homem.

- O excesso de telefonemas pessoais tem sido vetado em muitas organizações.

- Outro ponto preocupante é a falta de objetividade nos assuntos;

- Saiba as dicas para obter o máximo de produtividade nas ligações: Defina qual o objetivo de suas ligações e veja se realmente é necessário e faz parte dos assuntos profissionais da empresa.

- Faça suas ligações em blocos, estipulando dois horários do dia, para realizá-los.

- Seja educado, gentil e vá direto ao assunto.

- Controle o tempo das suas ligações.

- Se você quiser falar, seja breve em sua chamada, ligue próximo ao horário do almoço ou do final do expediente, pois as pessoas sempre costumam não prolongar o assunto nessas horas.

- Use o telefone somente quando o email não for adequado para assim atingir seu objetivo.

6) Dicas Gerais:

A décima sétima maneira de elaborar um bom planejamento é manusear papéis e ler emails somente uma vez.

- Nos dias de hoje, quando alguém lhe trouxer um papel, veja isso como uma ameaça pessoal: Isso poderá ser mais um complô que vão colocar no seu ombro.

- Use a técnica D.A.R.A: Delegar: Analise rapidamente se o anúncio lhe diz respeito, em seguida veja se apenas você poderá lidar com ele ou poderá delegar a tarefa.

 Apagar: Se o assunto for sem importância, apague, destrua, tire do seu caminho. Evite acumular esse lixo de papel ou email.

Responder: Se o assunto lhe cabe e é relevante, responda imediatamente. Despache o quanto antes, passe para frente, não permita que o assunto pare em você.

Arquivar: Nesse caso existem três tipos de arquivos:  

Arquivo temporário: poderá ser uma gaveta ou uma pasta perto de você. Assuntos que são pertinentes, mas que você não pode priorizar. São temas que precisam de mais análise e serão tratados com brevidade, mas não esquecidos por mais de um dia.

Arquivo de consulta: é o local onde você armazena as informações com maior definição, ou seja, já existe um lugar certo para este papel, ou email. É um assunto que foi analisado e será arquivado para possíveis consultas ao longo do tempo ou no futuro.

Arquivo morto: este fica em um local distante da sua mesa, pois ali deverão constar assuntos já analisados e processados.

- Pense duas vezes antes de enviar aquele email engraçadinho e/ou filosófico para os colegas, pois eles terão a tentação de abri-lo imediatamente, interrompendo o fluxo produtivo. Mande para o email particular deles ao invés do email empresarial.

A décima maneira de elaborar um bom planejamento é aproveitar o tempo comprometido.

- Comprometa-se com o que foi planejado.

- Foque sua atenção e energia no assunto que está na sua frente, sem dispersão, pois isso reduz a sua eficiência em suas tarefas.

A décima nona maneira de elaborar um bom planejamento é não procrastinar, tipo “Depois eu vejo”, “quando dar um tempinho eu resolvo”, “qualquer dia nós precisamos tratar deste assunto”, enfim, empurrar com a barriga. Quem deixa suas tarefas ou decisões para o dia seguinte ou o mês seguinte, poderá não estar mais lá para realizá-las.

- Aja agora e não espere a motivação cair do céu. Não espere estar perfeitamente pronto para agir, e faça agora mesmo.

- Aprenda fazendo e evite desculpas.

- Experimente realizar mesmo quando se sente sem muitos recursos ou tempo e você descobrirá um poder incrível de fazer as coisas acontecerem.

- O mais difícil quando se tem de andar mil quilômetros, é dar o primeiro passo. Quando isso acontece, você se conecta com o poder de continuar e realizar o que deve ser concretizado.

 A vigésima maneira de elaborar um bom planejamento é comer espinafre primeiro.

- O trabalho indesejado, tarefas que não dão prazer deverão ser tirados da frente e resolvidos o mais rápido possível em primeiro lugar.

- Não adianta evitar, pois mais cedo ou mais tarde, você terá que enfrentá-lo e com o passar do tempo, verá que não é tão ruim assim.

- Profissionais produtivos têm como característica enfrentar o trabalho de frente, independentemente da dificuldade.

- A vigésima primeira maneira de elaborar um bom planejamento, é ter a estratégia do queijo suíço.

- Para problemas que parecem grandes, procure fazer buracos e trabalhe em partes. O ideal é colocar o trabalho sobre a sua mesa e digerindo pedacinho por pedacinho.

- Está constatado que a nossa mente tem mais autoconfiança, quando os problemas parecem menores do que são, e são resolvidos facilmente.
- É recomendável também investir no crescimento pessoal. É normal termos medo de um problema, por que na maioria das vezes, paramos de crescer e aprender.

- Continue crescendo em sua consciência e os problemas ficarão menores para você.
A vigésima segunda maneira de elaborar um bom planejamento é programar paradas regulares.

- É bom saber que a nossa concentração em um determinado assunto passa por quatro estágios: Início, aumento, estabilidade e declínio.

- Uma dica, para que você possa estar renovando a sua atenção quando ela estiver no período de declínio, é fazer uma parada a cada 5 minutos.

- Se você trabalhar 50minutos altamente concentrado e fizer uma pausa de 5 minutos, vai aumentar consideravelmente.

A vigésima terceira maneira de elaborar um bom planejamento é o que a maioria tem dificuldade, que é pedir ajuda.

- Estamos trabalhando mais, a carga de trabalho aumentou e tudo isso pela busca incessante de maior produtividade e o enxugamento das empresas.

- Que fique bem claro que pedir ajuda, não é sinal de fraqueza, mas sim uma atitude de humildade e sabedoria.

- É melhor pedir ajuda e conseguir dar conta do trabalho do que acabar doente e ainda não conseguir atingir os resultados esperados.

A vigésima quarta maneira de elaborar um bom planejamento é jamais dizer que você não tem tempo.

- Mude essa fala “Não tive tempo” – “Não tenho tempo”.

- Quem diz que não tem tempo está se colocando como vítima de uma situação ou circunstância.

- O tempo é o recurso mais democrático de todos e por tanto, todos nós temos as mesmas 24 horas do dia.

- Saia da posição de vítima e assuma a postura de líder.

- Nunca diga que não tem tempo e sim “Não vou priorizar” ou “Não priorizar”, pois quem decidiu foi você.

- É você que deve decidir o seu tempo e não as circunstâncias.

- Atitude é essencial e começa com a mudança do hábito e da forma de falar.

- Há dois tipos de pessoas e como elas se relacionam com o tempo: 

1) O primeiro tipo vive a experiência de estar no tempo, ou seja, é a pessoa que está sempre chegando tarde, comendo, leva uma vida agitada e tem sempre a sensação de estar atrasada ou perdendo tempo.

 2) O segundo tipo vive a experiência conhecida como estar além do tempo, isto é, trata-se da pessoa que consegue se dissociar do tempo. Ela consegue controlar suas prioridades e tem maior domínio sobre seu tempo. Dificilmente está atrasada, seus compromissos são equilibrados e em geral, ela se sente bem em relação à sua capacidade de lidar com o fator tempo.

A vigésima quinta maneira é saber liderar com eficácia.

- Bons líderes conseguem maior produtividade de suas equipes.

- É sabido que nas empresas há duas atitudes errôneas por parte dos líderes que prejudicam a motivação e a produtividade.

1) Centralização: O líder centraliza o trabalho do departamento em si, tirando assim, a autonomia. Isto na realidade demonstra que o líder é inseguro e no final das contas, fica sobrecarregado e sem tempo para planejar melhorias para o futuro.

2) Castração: Líderes que não sabem desenvolver e motivar seus funcionários, não conseguem uma produtividade elevada. São constantes os líderes que dizem: “Em time que está ganhando, não se mexe”, “Você é pago para fazer e não para dar idéias ou pensar”. “Sempre funcionou assim, para que mudar?”.

7) EQUILÍBRIO

A vigésima sexta maneira de elaborar um bom planejamento é alimentar-se bem.

- A boa alimentação aumenta a produtividade e melhora a qualidade de vida.

- Não adianta fazer uma mudança radical em sua alimentação e se arrepender depois. 

Comece com pequenas atitudes de reeducação alimentar: troque uma barra de chocolate por uma barra de cereais. Diminua o café e substitua por chás verdes. Coma uma fruta entre os intervalos das refeições e procure se alimentar a cada três horas.

- A sua saúde é seu patrimônio mais importante.

A vigésima sétima maneira de elaborar um bom planejamento é pensar positivamente.

- Você pode mudar a qualidade de sua vida alterando a qualidade de seus pensamentos.

- Embora você não consiga eliminar completamente os resultados negativos, poderá tirar suas forças cultivando pensamentos positivos e elevados. Procure ler frases de afirmações positivas e biografias de pessoas bem sucedidas.

- Os nossos pensamentos são influenciados pelo mundo exterior, tipo televisão e opiniões de outros. O procedimento normal e correto, é estabelecer filtros, para não permitir que as mazelas alheias fiquem se interpenetrando em nossa  mente e poluindo assim, os nossos pensamentos.

- Evite contatos com pessoas negativas e não assistir programas de televisão que transmitam desgraças sociais.

- Foque sua mente no positivo e tudo será melhor na sua vida e nos seus negócios.
A vigésima oitava maneira de elaborar um bom planejamento é definir objetivos holisticamente.

- A qualidade de nossa vida não depende somente de quanto dinheiro que temos acumulado no banco ou quantos carros que temos acumulados na garagem.

- A qualidade de vida também pode e deve ser medida pela nossa saúde e bem estar físico e emocional, pelos nossos pensamentos e relacionamentos, por nossa auto-estima e, principalmente, pelo grau de espiritualidade que alcançamos.

- Tenha objetivos materiais e espirituais.

- Busque melhorar a sua condição financeira, comprar bens, viagens, mas nunca fique a mercê dessas conquistas para assim, viver emocionalmente bem – NUNCA DEPENDA DE BENS MATERIAIS PARA SE SENTIR EM PAZ.

- O verdadeiro bem estar só é alcançado através dos objetivos espirituais.

- Tenha como meta primordial tornar-se uma pessoa mais paciente, bondosa, serena, confiável, amiga, aberta, sincera, simples, humilde e principalmente, alguém com fé e confiança na vida.

A vigésima nona maneira de elaborar um bom planejamento é exercitar seu corpo.
- Pratique uma atividade física que lhe agrade, dê prazer e bem estar.

- A atividade física regular aumenta a energia, disposição, concentração, resistência e até o equilíbrio emocional.

- O mais difícil é como sempre, decidir-se por onde começar, mas depois de 21 dias consecutivos de exercício, o cérebro estará registrando isso como um hábito, e logo tudo ficará mais fácil.

A trigésima maneira de elaborar um bom planejamento é utilizar e explorar seus talentos.
- Você é diferente de todos pela sua bagagem genética e cultural.

- Mas na verdade, isso não basta, pois é necessário ser cada vez mais você mesmo e isso, inclui a utilização de seus talentos pessoais e dotes naturais.

- Não tente imitar ninguém. Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.
- Busque sempre a melhoria, inove, invente-se.

- Você tem dons e talentos que valem ouro, invista no autoconhecimento e descubra, quais são seus melhores talentos.

A trigésima primeira maneira de elaborar um bom planejamento é aprender a meditar.
- A meditação é a medicina mais poderosa do mundo e é a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual.

- A forma de meditar é muito particular de cada pessoa.

- Procure um livro, um curso ou um mestre.

A trigésima segunda maneira de elaborar um bom planejamento é não brigar com a vida.

- Pare já de reclamar e volte a sua mente, para o que a vida lhe oferece de bom.

- Aceite viver nesse planeta azul e curta esta viagem, da melhor maneira possível. Lembre-se que ela tem um fim, então faça bom proveito.

- Ajude pessoas, seja sincero e alegre.

- Aceite sua casa, seus bens, as pessoas como elas são, se aceite como você é, seu corpo, sua personalidade.

- Mas aceitar não significa se acomodar diante dos problemas e dificuldades da vida. Devemos buscar a força para mudar, o que podemos mudar, e a aceitação diante do que não podemos.

- Não queira empurrar o rio, nem esquentar o Sol. Viva em harmonia com tudo e todos.
A trigésima terceira maneira de elaborar um bom planejamento é manter contato com a natureza.

- Você poderá ter dentro da sua própria casa plantas, flores, aquário e etc...
- Ao menos uma vez por mês, faça uma visita à sua mãe natureza (praia, parques e montanhas).

A trigésima quarta maneira de elaborar um bom planejamento é se comunicar com Deus.

- A vida é como um oceano e há momentos em que o mar está sereno e tranqüilo, mas em outros, somos surpreendidos por maremotos e tempestades. São nessas horas mais difíceis que, se não estivermos bem ancorados em nossa fé, podemos por tudo a perder.

- Uma pessoa sem fé é uma pessoa muito frágil. Ela não vê sentido na vida e em si mesmo e sendo assim, a vida fica pobre mesmo que seja rica materialmente.

 - É essencial aprender a reverenciar aquilo que não vemos, mas que sentimos no coração.

A trigésima quinta maneira de elaborar um bom planejamento é dormir bem.

- Dormir bem é essencial para ter uma vida mais produtiva, mais saudável e feliz.

- Através do sono repomos nossas energias físicas, mentais e espirituais.

- O corpo durante o sono, se reequilibra bioquimicamente, a mente descansa e se reorganiza e o espírito se alimenta de energias mais sutis.

- Dormir não é apenas se deitar, mas se conscientizar de que está na hora de um mergulho no relaxamento absoluto, no descanso e na harmonia.

- O que mais dificulta um sono restaurador é ansiedade e a preocupação (criados pela nossa mente).

- Ansiedade: Falta de confiança no processo natural da vida.

- Preocupação: “pré-ocupação” que quer dizer se ocupar antes da hora. Também está baseado na falta de confiança na vida, em si e nas pessoas.

A trigésima sexta maneira de elaborar um bom planejamento é viver simples e natural.
- Uma paisagem bonita traz o equilíbrio e a harmonia.

- Ter paz significa a simplicidade, a naturalidade ou seja, tornar a vida mais simples através de atitudes.

- Você pode descomplicar a sua vida.

- o excesso de desejos distancia a mente e o coração da tranqüilidade.

A trigésima sétima maneira de elaborar um bom planejamento é viver seu presente intensamente.

- O próprio nome já diz “presente”.

- Viva o presente, o que passou, passou e não mantenha seus neurônios acorrentados ao passado.

- O seu tempo, o meu tempo, o nosso tempo é agora, e é hoje e sempre hoje.

- Se for possível aprendermos alguma lição com o passado, ótimo! Mas não deixe de viver hoje e intensamente por causa de um tempo que não existe mais.

- Enquanto a mente está no amanhã, o presente também não pode ser vivido integralmente. A paz está no presente.

A trigésima oitava maneira de elaborar um bom planejamentoé ampliar sua consciência.

- A felicidade e a paz, estão relacionadas com a compreensão que cada um tem de si, e da sua própria vida.

- Quanto mais uma pessoa é capaz de perceber e entender com serenidade as alegrias e as tristezas, mais chances elas tem de viver bem.

- Fazemos parte de um contínuo e dinâmico processo de transformação.

- Nada acontece por acaso na vida. Tudo tem um porque, tem uma explicação. Toda causa tem o seu efeito.

- A compreensão e a aceitação são os dois maiores segredos para viver bem e mais.

- A pessoa verdadeiramente feliz é aquela que consegue manter a sua serenidade tanto nos momentos difíceis como nos agradáveis.

A trigésima nona maneira de elaborar um bom planejamento é respirar melhor.

- Tenha percepção e controle da sua própria respiração. Isto contribui para que você e suas relações tenham mais harmonia.

- Como provocar respirações profundas e exalações demoradas, o ar entra, passeia por todo o corpo e sai levando embora todas as toxinas físicas, principalmente as emocionais.

- Fique atento à sua respiração quando estiver tenso e nervoso.

A quadragésima maneira de elaborar um bom planejamento é praticar a verdadeira caridade.

- A palavra caridade significa doação daquilo que temos de mais caro; a nossa criatividade, imaginação, boa vontade, talentos e amor.

- Faça caridade levando o que você tem de melhor para as pessoas através do seu trabalho. O que vale é a sua atitude para com as pessoas.

- Caridade vai muito além de oferecer um pedaço de pão. Trata-se de ser honesto, de dar um bom exemplo e integridade.

- A quadragésima primeira maneira de elaborar um bom planejamento é ter flexibilidade para as mudanças.

- O que deu certo no passado não garante mais o sucesso do presente e do futuro.

- A vida é diferente a cada dia e quem faz as coisas sempre do mesmo jeito, está ficando para trás. Mudar para melhor é a única saída.

- Devemos desenvolver a capacidade de aprender e aprender.

- A única permanecia é a mudança.

 A quadragésima primeira maneira de elaborar um bom planejamento é cuidar da sua fala.

- O que falamos no nosso dia-a-dia é o reflexo de nossa personalidade.

- Pessoas medíocres falam de pessoas. Pessoas comuns falam de coisas. Pessoas inteligentes falam de idéias.

- As suas palavras são códigos que transmitem o que se pensa dentro de você.

- Pessoas com qualidade interior transmitem palavras que ressoam beleza.

- Pessoas pobres internamente, preferem falar da vida alheia ou das coisas banais do dia-a-dia.

- Observe suas palavras com cuidado de quem pinta um quadro.

- Expresse suas opiniões para não ficar apagado e tenha consciência de que suas palavras têm o poder de melhorar ou piorar o mundo.

A quadragésima terceira maneira de elaborar um bom planejamento é ter uma personalidade agradável.

- Trate bem as pessoas, seja humilde, chame-as pelo nome, interesse-se por elas, saiba ouvi-las, elogie, reconheça e respeite as diferenças.

- Seja como água, flexível que ao ser colocado em um copo, se moldará a sua forma. Mas nunca deixe de ser a mesma, pois sua essência continua sendo H2O.

- Seja mais simples com as pessoas simples. Mais profissional com as pessoas profissionais e mais amoroso, com as pessoas amorosas.

- Mas nunca deixe de ser você, não perca a sua essência.

A quadragésima quarta maneira de elaborar um bom planejamento é descobrir a sua beleza.

- A verdadeira fonte da beleza vem de dentro e é inesgotável.

- Quando estamos de bem conosco, o nosso magnetismo acentua-se e nos tornamos mais envolventes.

- Não fique esperando um elogio para se sentir melhor ou mais bonito, pois você estará terceirizando a sua auto-estima.

- Aceite os elogios, receba-os de coração aberto, mas não dependa só deles.

- Seu amor próprio é uma conquista diária e está baseado nas pequenas ações.

A quadragésima quinta maneira de elaborar um bom planejamento é desenvolver sua persistência.

- Nem todas as pessoas são capazes de vencer na vida através da inteligência. Mas com a persistência, todas poderão ser bem sucedidas.

A persistência é a mãe do sucesso. Quem desenvolve esta virtude realiza obras incríveis, pois o fracasso é o sucesso em processo.

- A persistência pode ser aprendida.

- Ela pode ser aliada à um pouco de sabedoria.

Eu espero que essas dicas possam ser úteis para todos e torná-los bem sucedidos na vida profissional, espiritual, pessoal e familiar.

Muito obrigado pela atenção.


Gtuo/RS.