Conquistar audiência começa pelo
planejamento: traçar um objetivo, conhecer o público e saber engajar as pessoas
Todos nós sabemos que Steve Jobs revolucionou o mundo
inteiro com as suas idéias e criações tecnológicas, mas muito além da intervenção
dos dispositivos que modificaram a computação, a indústria fonográfica e os
grandes meios de comunicação, o Ceo da Apple era mestre em transformar o
lançamento de qualquer produto em grandes eventos.
Através de carisma, segurança e humor, ele envolvia a
platéia e o seu público alvo a cada nova exibição e com isso se tornou
referência, quando são o assunto são as superaprensentações.
É sabido que as rotinas intensas, as buscas pelas
inovações e o espaço de tempo cada vez mais curto, levaram os profissionais a
aumentarem seus esforços no memento de divulgar e vender uma idéia.
Para Seve Jobs, para se conquistar uma audiência,
seria necessário elaborar um bom planejamento, e o primeiro passo seria
estabelecer um diagnóstico e principalmente estabelecer um objetivo.
Depois de conhecer a quem você pretende falar e criar
um roteiro, o próximo passo seria pensar na parte visual e em quais ferramentas
irão auxiliá-lo nesse processo e finalmente, concentrar-se na própria capacidade
como apresentador – relatava Steve.
Um dos maiores segredos segundo Seteve Jobs seria
seguir uma estrutura lógica com uma boa organização do tempo, estimular a
emoção e principalmente, criar empatia com a platéia ou o seu público alvo.
Foi constatado também que as melhores apresentações
foram feitas por quem realmente está apaixonado pelo assunto sobre o qual está
falando, e se o autor não acreditar no tema, dificilmente irá conseguir
envolver outro.
Já foi comprovado que as pessoas que amam o que fazem,
conseguem sensibilizar as demais e assim legitimar a sua mensagem.
Saiba as
dicas de como apresentar uma audiência de sucesso
- Seja pontual. Quando se fala em pontualidade, é
preciso ter em mente que isso não se limita apenas ao horário de chegada. É
preciso saber com antecedência quanto tempo terá disponível, e se organize para
isso.
- É preciso acreditar no assunto que irá apresentar e
fale com paixão. É somente assim que falará com convicção e conseguirá a
credibilidade perante seu público alvo e seus ouvintes.
- Saibas que o show não pode parar e mesmo que passe
por algum imprevisto, dê um jeito de continuar pronto para fazer a sua
apresentação.
- É importante ficar atento as reações do público e
saber com antecedência, como o seu público está se comportando ou se
posicionando em relação ao apresentador para poder assim, redirecioná-la ou ser
mais certeiro.
- Uma dica é reservar o seu tempo para debates e
dúvidas. Sempre ouça o que as pessoas ou seu público tem a dizer, e busque
esclarecer as dúvidas que possam aparecer, pois o objetivo de qualquer
apresentação também é aprender.
- É importante ter uma postura de humildade, mas isso
não significa ser submisso. O público percebe rapidamente pessoas arrogantes e
isso, desenvolve uma percepção negativa a respeito delas, portando saiba que
ser simpático e humilde já é um grande passo.
Saiba os
segredos para ser eficaz
-
Diagnóstico: Pense na mensagem ao
qual você queira passar e qual será o objetivo da sua apresentação, tanto
online como off-line e sendo assim, descubra o que você queira que o expectador
pense e sinta a partir da sua exposição.
- Conheça a
sua audiência: É importante fazer uma
pesquisa prévia do perfil da sua platéia: de que empresa, qual o cargo, qual o
nível de conhecimento que poderá ter sobre o assunto a ser apresentado, se é
formal, informal, enfim, todas essas informações são vitais para definir o que
de fato é relevante ser abordado. Saiba que sua apresentação não será sobre
você e sobre a sua idéia e sim, sobre o porquê de sua idéia ser importante para
a audiência.
- Crie um
roteiro: Avalie sobre o que
despertaria o interesse da audiência para o assunto que vai apresentar. Após
isso, pense no que vai fazer a platéia permanecendo interessada pelo tempo que
você necessitar. E finalmente, diga o que espera que as pessoas façam após a
apresentação. Agora a sua audiência esta criada com início, meio e fim.
- Emocione a
platéia: É sabido que toda e qualquer
tomada de decisão é baseada em emoção, e isso vale para o mundo dos negócios
também. Por isso, mais que relacionar fatos, dados ou argumentos favoráveis ao
seu projeto, pense em construir uma história que explore medos, resistências e
vulnerabilidades que seu projeto possa ter. Por tanto, acredite e se isso não
estiver na sua apresentação, sem dúvida estará na cabeça da sua audiência. É
preciso saber demonstrar como o seu projeto ajuda a solucionar problemas, a
resolver conflitos.
- Utilize o
PowerPoint: Utilize-o como um suporte
virtual á história que você criou, pense em como expressá-la visualmente com
imagens, metáforas e o mínimo de texto possível. Deixe para os slides aqueles
números que você nunca irá lembrar de cabeça, aquela palavra-chave que poderá
servir de gancho para as mensagens que você irá dizer. Só não coloque textos
inteiros na tela sem nenhum recurso visual. Sua audiência sabe ler e com isso,
o texto irá roubar a atenção de que você precisa. Por tanto saiba que a
apresentação é uma mídia audiovisual e saiba como explorá-la.
- Treine,
treine e treine: Como todos nós
sabemos, essa é a única forma de assegurar que a apresentação será um sucesso,
até mesmo, quando um data-show não funcionar. Além disso, postura, voz, gestos,
olhar e segurança ao falar em público são recursos essenciais para transmitir
emoção, confiança e credibilidade à audiência ou seu público alvo. Infelizmente
ainda não foi criado um PowerPoint com essa mesma capacidade.
Essas foram algumas dicas para todos aqueles que têm
como objetivo, divulgar suas idéias e projetos para a sua audiência de forma
eficaz.
Muito obrigado pela atenção e um Feliz Ano Novo, paz
saúde e felicidade!
Gustavo/RS