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domingo, 28 de dezembro de 2014

Como Vender Idéias e encantar seu Público Alvo

http://trabalhecommarketingderede.blogspot.com.br/2014/12/como-vender-ideias-e-encantar-seu.html
Conquistar audiência começa pelo planejamento: traçar um objetivo, conhecer o público e saber engajar as pessoas

Todos nós sabemos que Steve Jobs revolucionou o mundo inteiro com as suas idéias e criações tecnológicas, mas muito além da intervenção dos dispositivos que modificaram a computação, a indústria fonográfica e os grandes meios de comunicação, o Ceo da Apple era mestre em transformar o lançamento de qualquer produto em grandes eventos.

Através de carisma, segurança e humor, ele envolvia a platéia e o seu público alvo a cada nova exibição e com isso se tornou referência, quando são o assunto são as superaprensentações.

É sabido que as rotinas intensas, as buscas pelas inovações e o espaço de tempo cada vez mais curto, levaram os profissionais a aumentarem seus esforços no memento de divulgar e vender uma idéia.

Para Seve Jobs, para se conquistar uma audiência, seria necessário elaborar um bom planejamento, e o primeiro passo seria estabelecer um diagnóstico e principalmente estabelecer um objetivo.

Depois de conhecer a quem você pretende falar e criar um roteiro, o próximo passo seria pensar na parte visual e em quais ferramentas irão auxiliá-lo nesse processo e finalmente, concentrar-se na própria capacidade como apresentador – relatava Steve.

Um dos maiores segredos segundo Seteve Jobs seria seguir uma estrutura lógica com uma boa organização do tempo, estimular a emoção e principalmente, criar empatia com a platéia ou o seu público alvo.

Foi constatado também que as melhores apresentações foram feitas por quem realmente está apaixonado pelo assunto sobre o qual está falando, e se o autor não acreditar no tema, dificilmente irá conseguir envolver outro.

Já foi comprovado que as pessoas que amam o que fazem, conseguem sensibilizar as demais e assim legitimar a sua mensagem.

Saiba as dicas de como apresentar uma audiência de sucesso

- Seja pontual. Quando se fala em pontualidade, é preciso ter em mente que isso não se limita apenas ao horário de chegada. É preciso saber com antecedência quanto tempo terá disponível, e se organize para isso.

- É preciso acreditar no assunto que irá apresentar e fale com paixão. É somente assim que falará com convicção e conseguirá a credibilidade perante seu público alvo e seus ouvintes.

- Saibas que o show não pode parar e mesmo que passe por algum imprevisto, dê um jeito de continuar pronto para fazer a sua apresentação.

- É importante ficar atento as reações do público e saber com antecedência, como o seu público está se comportando ou se posicionando em relação ao apresentador para poder assim, redirecioná-la ou ser mais certeiro.

- Uma dica é reservar o seu tempo para debates e dúvidas. Sempre ouça o que as pessoas ou seu público tem a dizer, e busque esclarecer as dúvidas que possam aparecer, pois o objetivo de qualquer apresentação também é aprender.

- É importante ter uma postura de humildade, mas isso não significa ser submisso. O público percebe rapidamente pessoas arrogantes e isso, desenvolve uma percepção negativa a respeito delas, portando saiba que ser simpático e humilde já é um grande passo.

Saiba os segredos para ser eficaz

- Diagnóstico: Pense na mensagem ao qual você queira passar e qual será o objetivo da sua apresentação, tanto online como off-line e sendo assim, descubra o que você queira que o expectador pense e sinta a partir da sua exposição.

- Conheça a sua audiência: É importante fazer uma pesquisa prévia do perfil da sua platéia: de que empresa, qual o cargo, qual o nível de conhecimento que poderá ter sobre o assunto a ser apresentado, se é formal, informal, enfim, todas essas informações são vitais para definir o que de fato é relevante ser abordado. Saiba que sua apresentação não será sobre você e sobre a sua idéia e sim, sobre o porquê de sua idéia ser importante para a audiência.

- Crie um roteiro: Avalie sobre o que despertaria o interesse da audiência para o assunto que vai apresentar. Após isso, pense no que vai fazer a platéia permanecendo interessada pelo tempo que você necessitar. E finalmente, diga o que espera que as pessoas façam após a apresentação. Agora a sua audiência esta criada com início, meio e fim.

- Emocione a platéia: É sabido que toda e qualquer tomada de decisão é baseada em emoção, e isso vale para o mundo dos negócios também. Por isso, mais que relacionar fatos, dados ou argumentos favoráveis ao seu projeto, pense em construir uma história que explore medos, resistências e vulnerabilidades que seu projeto possa ter. Por tanto, acredite e se isso não estiver na sua apresentação, sem dúvida estará na cabeça da sua audiência. É preciso saber demonstrar como o seu projeto ajuda a solucionar problemas, a resolver conflitos.

- Utilize o PowerPoint: Utilize-o como um suporte virtual á história que você criou, pense em como expressá-la visualmente com imagens, metáforas e o mínimo de texto possível. Deixe para os slides aqueles números que você nunca irá lembrar de cabeça, aquela palavra-chave que poderá servir de gancho para as mensagens que você irá dizer. Só não coloque textos inteiros na tela sem nenhum recurso visual. Sua audiência sabe ler e com isso, o texto irá roubar a atenção de que você precisa. Por tanto saiba que a apresentação é uma mídia audiovisual e saiba como explorá-la.

- Treine, treine e treine: Como todos nós sabemos, essa é a única forma de assegurar que a apresentação será um sucesso, até mesmo, quando um data-show não funcionar. Além disso, postura, voz, gestos, olhar e segurança ao falar em público são recursos essenciais para transmitir emoção, confiança e credibilidade à audiência ou seu público alvo. Infelizmente ainda não foi criado um PowerPoint com essa mesma capacidade.

Essas foram algumas dicas para todos aqueles que têm como objetivo, divulgar suas idéias e projetos para a sua audiência de forma eficaz.

Muito obrigado pela atenção e um Feliz Ano Novo, paz saúde e felicidade!


Gustavo/RS